Antônia e suas filhas é um bom titulo para uma casual e fácil leitura, com alguns desafios em suas referencias italianas. É uma boa alternativa do cenário sobre a Segunda Guerra Mundial representada de maneira mais leve e ainda sim, mostrando a cruel realidade desse evento histórico.
No quesito narração, Marlena de Blasi exerce um bom papel em se introduzir como personagem e narradora da história, sendo satisfatório o desenvolvimento de seus pensamentos e emoções, qualidades que infelizmente foram mais escassos ao atribuir a protagonista principal da obra.
Antônia se mostra uma pessoa muito interessante e impactante, mas a direção escolhida à personagem se desequilibra sobre á notória personalidade introduzida de maneira tão destacada que fica difÃcil compactuar de maneira natural, destacado principalmente pelo arco final que abandona todas os detalhes anteriores de Antônia para dar total sequencia a finalidade a obra com um relato direto sem charme de maneira apressada apenas para dar conclusão ao leitor.