O Capital (Karl Marx) é uma obra que atravessou o século 19, o século 20 e ainda hoje continua sendo tanto atual quanto necessária para interpretação e crítica da sociedade capitalista.
É uma obra longa e divididatrês livros divididos em cinco volumes, mas só o primeiro foi publicado por Marx, em 1867 e os outros foram editados por Engels, sendo publicados em 1885 e o outro em 1894.
Marx tem a sua melhor obra na qual ele dedicou a maior parte de sua vida construindo uma obra que exige muito esforço, dedicação e concentração logo no início, porque a Primeira Seção (“Mercadoria e Dinheiro”), abrange os três primeiros capítulos é, justamente a parte mais difícil e, Marx a reelaborou por várias vezes, chegando até a demonstrar seu descontentamento com o seu próprio texto original.
Ele o tornou o mais simples possível de se entender, mas, ainda assim foi a obra mais complexa e demorada da minha vida, onde passei quatro anos estudando e ainda estudo, tentando compreender sempre mais sobre esse trabalho genial e atual.